terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Natal 2011 em família

Olá pessoal!!!
Boa tarde!!!
Tudo bem com todos??  E o Natal?
Aqui em casa conseguimos reunir TODA a família.  Tem coisa melhor???  Não, né!
Minha irmã Fabiane, que mora em Portugal, veio passar as festas de fim de ano conosco e aí foi só festa.  Ah, e este ano contamos com uma participação especial:  GABRIEL, meu sobrinho que está crescendo muito bem e em breve (março) nos fará companhia.  Por enquanto está apenas nos pulos na barriga de minha irmã Fernanda.





Nossa mesa do almoço de Natal:  Tender, macarronada, salada de maionese, pernil, arroz, peru e bacalhoada.





Minha irmã Fabiane no aeroporto, já no Brasil.






Nossa família reunida para o almoço de Natal.






Minha mãe, meus irmãos e sobrinhos.  Cadê meu pai???





Meu pai Celso, minha mãe Ana, eu e meus irmãos Pedro, Beto, Bianca, Fabiane, Fernanda.





Minhas irmãs Fabiane e Fernanda com meu sobrinho Gabriel.





Meus sobrinhos Raí e Ana Caroline - irmãos





Aqui minha prima Luciana e seu noivo Marcelo, vindos de Nanuque/MG.





Pernil desossado com molho de mel e maçã

1 pernil desossado temperado,
3 colheres (de sopa) de manteiga,
3 maçãs cortadas em 4,
3 dentes de alho amassados,
1/2 xícara de vinagre de maçã,
4 colheres (de sopa) de mel,
2 xícaras de caldo de galinha (dissolvi 1 tablete de caldo de galinha em 500 ml de água quente),
3 ramos de orégano,
1 raminho de alecrim
Sal à gosto

Preaqueça o forno à 200º C  por 20 minutos.
Numa panela coloque a manteiga e sele de todos os lados o pernil.
Coloque-o numa assadeira e junte a maçã, o alho, o vinagre, o mel, o caldo de galinha, o orégano e cubra com papel alumínio e asse por 1 hora.
Retire o papel alumínio e asse mais 40 minutos pincelando 2 vezes a peça com o caldo que se formou.
Coloque o pernil numa travessa.
Coe o molho e se necessário, acerte o sal.
À volta do pernil coloque as maçãs assadas, decore com alecrim e sirva com o molho reservado e coado.
Decorei o pernil com frutas e fio de ovos.





O peru foi preparado pela minha irmã Bianca.  
Decorei o peru com abacaxi em calda, salsinha, pêssego em calda recheado com ameixas sem caroço, carambola e cerejas.
Para acompanhar o peru, preparei uma farofa saborosa, mas que a foto não ajudou muito:





Farofa Saborosa

2 colheres (de sopa) de margarina,
250 gramas de linguiça calabresa frita,
100 gramas de bacon frito,
1 cebola picada,
1 cenoura ralada,
1 1/2 xícara de farinha de mandioca,
1 1/2 xícara de farinha de milho em flocos,
1/2 xícara de uvas passas pretas,
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas,
Sal e pimenta do reino à gosto.

Aqueça uma frigideira com margarina e doure a cebola.  Junte a linguiça e o bacon.  Adicione a cenoura, as farinhas, as passas, azeitonas e refoque por uns 5 minutos.  Tempere com sal e pimenta do reino.




Bacalhoada especial

1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente,
1 kg de batatinhas bolinhas cozidas al dente,
1 pimentão verde picado,
1 pimentão vermelho picado, 
1 pimentão amarelo picado,
3 tomates cortados em 4,
2 cebolas cortadas em fatias grossas,
Azeite,
Azeitonas portuguesas,
Salsinha picada,
3 ovos cozidos cortados em 4.

Numa travessa coloque azeite, batatinhas, bacalhau, pimentões, tomates, cebolas, azeitonas, ovos cozidos e salsinha picada.  Regue com mais azeite e leve ao forno preaquecido à 200º C por  20 minutos.




Tender com molho de mostarda e abacaxi

1 tender bolinha,
Cravo da índia,
3 colheres (de sopa) de mostarda,
3 copos de suco de abacaxi (usei de caixinha),
5 colheres (de sopa) de vinagre branco,
3 colheres (de sopa) de molho inglês

Risque o tender com uma faca afiada e coloque os cravos da índia.
Coloque o tender numa assadeira.
Misture a mostarda, o vinagre, o molho inglês e o suco de abacaxi.
Despeje esta mistura sobre o tender e cubra-o com papel alumínio.
Leve-o ao forno preaquecido à 200º C por 40 minutos.
Retire o alumínio e asse por mais 30 minutos, regando-o, até dourá-lo.
Sirva-o com o molho da assadeira e decorado com fatias de abacaxi.
Decorei também com cerejas e kiwi.




Mesa de sobremesas





Minha mãe fez o pudim de leite, Fabinha fez o manjar e eu fiz o pêssego com chantilly decorado com fios de ovos.




Manjar de Fabiane!


Pessoal, nosso almoço de Natal foi fantástico.
Agradeço à Deus pelas oportunidades junto à minha família.

Beijocas pessoal e até a próxima!!!!

Um comentário:

  1. Paty querida, cada delicia nessa mesa. Adorei tudo, e fiquei com água na boca menina!! Sua familia é linda, e é muito gostoso ter a oportunidade de passar o Natal junto a familia. Graças a Deus, né miga. Foi uma linda noite de Natal estão todos muito bonitos, atéo Gabrielzinho posou para as fotos hehe. Amei todas. Bjos. Obrigada pelas receitas, ótimas sugestões.

    ResponderExcluir